COMO MONTAR O QUARTO DE SEU FILHO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Quando chega a hora de montar o quarto para o bebê ou tirar o berço e passar para a cama, logo bate aquela insegurança: Qual o melhor quarto? Como preparar o melhor para meu anjinho.

Existem várias opções mas, particularmente, gosto muito da proposta de quarto montessoriano.

O Método Montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Geralmente, quando vamos montar o quarto, pensamos em nós adultos e não na criança. Observe que colocamos, por exemplo, os móveis, prateleiras, na nossa altura e não na altura das crianças.

O primeiro ponto importante é este: O quarto é feito pensando no bebê e não nos adultos. Assim,  a criança poderá ficar livre, mas em um ambiente seguro.

Dicas para montar o quarto montessoriano:

1. O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que a criança tenha liberdade de ir e vir.

2. Os brinquedos devem ficar sempre ao alcance da criança, em uma altura que ela consiga pegar com facilidade.

3. O quanto deve possuir um espaço livre para que possa brincar e aprender.

4. Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.

5. Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.

Wélida Dancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×