Motivação no trabalho

Motivação no trabalho
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

No momento da contratação todos os candidatos demonstram grande respeito e interesse pela empresa. Com o passar do tempo, isto, por vezes, vai se esfriando. A motivação inicial não é mais a mesma e, consequentemente, o empenho em buscar resultados concretos e surpreendentes também soa afetado.

motivação E comprometimento

Quando uma organização abre uma vaga e sai em busca de um trabalhador é por que ela possui alguma demanda que necessita de alguém que supra e apresente resultados consistentes e significativos. Assim, o que a empresa espera de seus funcionários é o pleno envolvimento e comprometimento com as atribuições que a eles foram designadas.

Uma ilustração que ouvi certa ocasião fala sobre a diferença entre o profissional envolvido e o profissional comprometido. A ilustração fala sobre um prato conhecido como bife a cavalo. É a junção de um bife frito com um ovo frito por cima do bife. Para a composição deste prato, dois animais participaram do processo: a galinha com o ovo e o boi com a sua carne. A pergunta é: quem esteve envolvido e quem esteve comprometido? Evidentemente a galinha apenas se envolveu no processo, botou o ovo, dando sua parcela de contribuição e sai para suas atividades cotidianas. Já o boi se comprometeu: deu a sua vida.

Seja comprometido

A empresa busca pessoas comprometidas com os vários processos e demandas. O envolvido é aquele que só se preocupa em bater o cartão e receber no final do mês. O comprometido se entrega à execução das mais variadas tarefas, mesmo que tenha que oferecer trabalhos e energias extras. Seu foco é em que a empresa alcance suas metas. Este deve ser o seu papel na empresa. Em contrapartida por seu comprometimento com as necessidades e demandas da instituição, ela o recompensará por seus esforços. Isto significa um salário ao final de cada mês e outros elementos mais.

Dê valor e seja valorizado

Além de dinheiro, todos os seres humanos necessitam de outros aspectos que o reconheçam como uma pessoa importante e bem-sucedida. A empresa lhe dá certa estabilidade profissional, reconhecimento por seus trabalhos realizados, segurança para sua família, oportunidades de crescimento etc.

A empresa exerce um papel tão importante na vida das pessoas que quando perdemos nosso emprego imediatamente passamos a procurar outro. Muitos só valorizam seu trabalho quando o perdem, por isso, hoje eu preciso aprender a reconhecer e valorizar o importante papel desempenhado pela empresa em minha vida e na vida de minha família.

Wélida Dancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×