Ayrton Senna e a fórmula do sucesso

Ayrton Senna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Ayrton Senna da Silva é um nome inesquecível para os brasileiros e um dos grandes exemplos de superação, disciplina, automotivação e muitas outras qualidades indispensáveis para quem busca voar alto e obter sucesso. Ayrton Senna começou sua carreira nas pistas no kart, quando tinha apenas quatro anos de idade. Seus principais resultados podem ser demonstrados da seguinte forma:

25/03/1984 – 1º GP de F-1 disputado (GP do Brasil);
21/04/1985 – 1ª pole ganha (GP de Portugal);
21/04/1985 – 1ª vitória na F-1 (GP de Portugal);
07/11/1993 – última vitória (GP da Austrália);
03/06/1984 – 1ª vez que subiu ao pódio (GP de Monte Carlo);
07/11/1993 – última vez que subiu ao pódio (GP da Austrália);

Os números de sua carreira são impressionantes:
•161 grandes prêmios disputados;
•41 vitórias;
•65 pole-positions;
•87 largadas na primeira fila do grid;
•19 recordes de pista;
•614 pontos;
•2.986 voltas na liderança;
•13.672 km na liderança;

1º de maio de 1994… O acidente fatal de Ayrton Senna em Ímola deixou a Fórmula 1 em tumulto, revoltada pela brutalidade do desaparecimento do seu maior ídolo da atualidade. A F1 jamais será a mesma sem Ayrton. Para o povo brasileiro fica a saudade e a perda de um sonho e de um orgulho nacional. O Brasil perdeu uma das suas bandeiras e saiu à rua para se despedir do melhor piloto da última geração, um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Pessoas de sucesso, que voam alto como as águias, são profissionais que não esperam ser mandados, veem as necessidades e tomam iniciativas para resolver toda e qualquer situação e desenvolver as atividades necessárias. No mundo globalizado no qual estamos inseridos, em que tudo muda rapidamente, não podemos levar a vida esperando que os outros determinem cada detalhe de nossa atuação. Não há tempo para isto.

O mercado busca pessoas que tenham iniciativa. Que corram para encontrar os melhores métodos e técnicas de obter maiores, mais sólidos e consistentes resultados. Isto deve ser um estilo de vida. Quando possuo tais características, elas aparecem em tudo o que me envolvo, seja no trabalho, na vida pessoal ou em meus objetivos de vida.

Estas qualidades são marcas de pessoas que voam alto. Imagine uma águia sem iniciativa: Ela ficaria o tempo todo no ninho que seus pais fizeram e ali vegetaria até que morresse. Mas não é assim que acontece, ela assume os riscos e levanta voos desafiadores e surpreendentes.

O que as empresas almejam em sua equipe é que seja composta por pessoas de: iniciativa (não esperar que outros façam ou que o problema se resolva sozinho) criatividade (capacidade de fazer diferente, usando a inteligência para encontrar novas alternativas), ousadia (coragem para dar o passo que ninguém deu antes) e responsabilidade (certeza de que seu conhecimento e suas habilidades estão adequados ao empreendimento proposto).

As empresas buscam profissionais com este perfil. Já passou a era em que as corporações queriam apenas braços e mãos que executassem mecanicamente os trabalhos.
Hoje, a busca é por mentes que pensem e encontrem caminhos e soluções para as demandas do dia a dia. Isto só é possível a profissionais que tenham iniciativa e, portanto, façam as coisas acontecerem.

Wélida Dancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×