Vamos Falar sobre Disciplina – Como realmente deve ser disciplinar uma criança?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Primeiramente, é preciso uma correta compreensão do que significa disciplinar. Muitas pessoas a associam com castigo físico ou punições, entretanto este conceito está incorreto. Disciplinar significa instruir no caminho que deve ser percorrido. Lembra-se do verso acima mencionado de Provérbios 22:6?

Exatamente. Isto é disciplinar: instruir, orientar, guiar, conduzir. “Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida”55. A verdadeira disciplina bíblica é aquela que promove um treinamento do coração. Por que treinamento do coração? Se lermos um pouco mais adiante, em Provérbios 22:15, veremos o sábio dizendo que “a estultícia está ligada ao coração da criança”.

Assim, percebemos que embora a criança não seja tola, possui um coração que precisa de treinamento, de orientação, de limites para conseguir desligar-se da estultícia. Perceba que “a disciplina não é uma ação, que se realiza nos momentos de correção, mas um relacionamento contínuo entre o mestre e o aluno, ou o pai e o filho” (Gary e Anne Ezzo, Educação de filhos à maneira de Deus, 2002: 107).

A verdadeira disciplina bíblica está focada em ensinar e orientar o desenvolvimento interior, a responsabilidade individual e a desenvolver o domínio próprio. Quando os pais se dedicarem o suficiente em moldar o coração e o caráter de seus filhos segundo a orientação bíblica, perceberão que não haverá tanta necessidade de corrigir o comportamento, pois as ações partem do coração. Um coração no caminho que deve andar refletirá um comportamento equivalente.

Wélida Dancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×